Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Acabei de Ler...

  Tobias e o Anjo




     Susanna Tamaro parte-nos o coração com a infelicidade de alma da pequena Martina. Mas em breve é também o leitor que vai encontrando a paz  o destino, que muitos que tentam entender…
   "Talvez a cegonha se tenha enganado", pensava Martina. "Talvez eles, aqueles pais que berravam e se agrediam, simplesmente não fossem os seus… as discussões soavam-lhe como os ruídos do lixo".
    Martina de oito anos e morava no quarto andar de um edifício, na periferia da cidade.em torno da sua casa, havia várias outras, todas iguais. Martina tinha muitas duvidas como toda criança tem. Os pais de Martina viviam brigando, se desentendendo, e ela como um ser invisível na casa , apenas uma desculpa para os problemas deles.
" cada coisa tem a sua própria voz. Mas também havia coisas sem voz, o futuro, por exemplo, ou as perguntas sem resposta ".
   Foi o avô quem ensinou Martina a ouvir o som das coisas...sim, porque todas as coisas têm a sua linguagem e a sua música. E essa linguagem, a das coisas, soava-lhe sempre melhor que a dos humanos excepto o avô. O avô era o seu único elo de ligação ao estranho mundo dos humanos.
   Aprendera que há palavras negras, palavras aranhas, palavras escorpiões, etc. Pelo contrário, as palavras do avô eram palavras-chave que abriam as portas do sonho.
" Vida e Esperança como duas irmãs. Sozinha, Vida era triste: era a presença de Esperança que a tornava alegre. Aquela idéia fazia-a sentir-se leve."
  Abandonada pelos pais que se ausentam depois de uma discussão, afastada misteriosamente do avô, Martina parte à procura do seu destino. Persegue-o entre as falas das árvores, as palavras doces dos animais. Os sons que a rodeiam são sempre doces e tristes. Disso começa uma grande aventura, pelas ruas, ela passa por necessidades, encontra e faz novos amigos.
  Mas até no fundo do poço da vida há um anjo!
  Há sempre o anjo que não precisamos de procurar, o anjo que surge de dentro para fora no momento em que o precisamos, podemos escutá-los. 
" Nada está perdido para sempre" 
  E Martina, como todos nós, pode um dia adormecer nos braços do anjo. Porque o invisível também é real... Após voltar para casa ela viu que os pais haviam mudado, o avô havia aparecido... Agora é com você leia e se divirta nessa linda história, tenha uma ótima leitura!
Pois... Orras, ta valendo!


 Susanna Tamaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário